Acabei mais um (e claro que já comecei outro)...
Este livro é estranho principalmente pelo facto de ser tão dificil traduzir do Japonês para outra lingua sem alterar demasiado o texto, como consequência acabamos por estar a ler algo com uma construção frásica muito diferente do que estamos habituados, mas depois de recuperar desse choque acabamos por ver que se lê muito bem, apenas de modo diferente.
Quanto ao conteúdo...se me perguntarem se o livro tem uma história, eu hesito, sim, tem sem dúvida, com personagens e enredo, mas o "sumo" do livro não é isso, o que está por trás (em japonês URA, o aspecto escondido, algo que eles gostam muito) é Kyoto, a antiga capital do Japão e o modo como se tenta agarrar às tradições antigas ao mesmo tempo que é invadida por turistas e por novas tradições. A sua luta por manter o que é tradicional a dualidade antigo/moderno que ainda hoje (talvez ainda mais hoje do que há alguns anos atrás) se vê muito no Japão.
Acima de tudo este livro é um documentário sobre as tradições e costumes que ainda hoje (apesar de um pouco para turista ver) se mantêem vivos no Japão e em Kyoto em particular (apesar de nunca lá ter estado a noção que tenho de Kyoto é a de uma cidade que tentou parar no tempo).
Recomendado se gostam do Japão, caso contrário possivelmente não vão achar muita piada. Eu por mim vou procurar o resto dos livros do autor.
A ouvir: Therion - Deggial